domingo, 27 de fevereiro de 2011

Orixás Os tronos de Deus

Este trabalho de revelação do Mis­tério “Tronos de Deus” é fruto de uma Vontade Maior que tem se manifestado por meio da minha psicografia mediú­nica, pela qual uma nova abordagem dos mistérios divinos tem sido feita pelos Mestres da Luz.

Eu o considero fundamental, porque é o coroamento de um trabalho meticu­lo­so, levando a bom termo, pois os muitos livros psicografados sempre trou­xeram conhecimentos novos e de nível superior aos então existentes dentro da Umbanda, mais preocupados com a parte ritualística e prática.

Aos poucos um raio do conheci­men­to superior foi nos enviando parte da ciência divina e o Mistério “Orixás” foi sendo revelado de forma admirável. Se antes só tínhamos as lendas para estu­dá-los e entendermos a divindade de sua natureza, aos poucos fomos jun­tando as peças fundamentais que susten­tam as religiões: os Tronos de Deus!

Sim, essa classe de divindades, ao contrário dos Anjos e Arcanjos, ainda não havia se revelado à nós, os espí­ritos encarnados, e o que tínhamos so­bre esse mistério era o seu enquadra­mento como uma classe de anjos.

Sabemos que Deus gerou em Si várias classes de divindades, e também que umas complementam as outras na sustentação da criação divina, na manu­tenção dos princípios que regem e na realização das vontades maiores mani­fes­tadas pelo nosso Divino Criador.

Os anjos já vem sendo descritos há muitos milênios e são conhecidos da humanidade muito antes do surgimento das atuais religiões, que só tiveram o tra­­balho de incorporá-los às suas teo­gonias. Serafins, Querubins, Tronos, Do­­mi­nações, Potências, Virtudes, Principa­dos, Arcanjos, Anjos e Gênios são classes de divindades de Deus e regem sobre os muitos aspectos da obra divina.

Até onde nos foi revelado, pode­mos comentá-las da seguinte maneira:

SERAFINS : Classe de divindades que cuidam da criação divina como um todo;

QUERUBINS: Classe de divindades que cuidam dos seres da natureza e lidam com as suas energias vitais;

TRONOS: Classe de divindades fatorais, responsáveis pela evolução dos seres, das criaturas e das espécies;

DOMINAÇÕES: Classe de divindades que cuidam dos domínios de Deus, mas em nível localizado, já que a criação divina é infinita;

POTÊNCIAS: Classe de divindades que vigiam as correntes eletromagnéticas divinas, pelas quais fluem as energias vivas geradas por Deus;

VIRTUDES: Classe de divindades que velam os princípios divinos;

PRINCIPADOS: Classe de divindades responsáveis pelos sistemas mecânicos celestes;

ARCANJOS: Classe de divindades responsáveis pela manutenção do equilíbrio na criação divina;

ANJOS: Classe de divindades responsáveis pela vigilância, em todos os aspectos da criação divina;

GÊNIOS: Classe de divindades responsáveis pelas fontes de energias vivas geradas por Deus.

Os tronos são a classe de divin­da­des que estão mais próximas de nós por­que são responsáveis pela natureza como um todo e que cuidam dos seres, assim como são as divindades geradoras dos fatores de Deus.

Os fatores de Deus estão na própria gênese divina e os encontramos como a natureza individual de uma substância ou de um ser. Portanto, os tronos estão na origem de tudo. Estão na ancestrali­da­de dos seres e no próprio ser, porque sua natureza íntima é análoga à do tro­no que gera o fator, em cuja onda divina foi gerado. Um trono é em si uma qua­li­da­de di­vina e a manifesta por meio de seu mag­ne­tismo, sua vibração, sua irra­diação ener­gética, seu grau hierárquico, seu men­tal, sua natureza, seus sentidos.

Cada trono é em um mistério em si mesmo porque foi gerado em Deus, em cada uma das suas qualidades e tornou-se um gerador natural dela a partir de si. Deus é todas as qualidades em Si e seus tronos são os geradores naturais delas. Por isso eles são denominados “di­­­vin­­dades naturais” e de regentes “das naturezas”.

Natureza é a qualidade de uma coi­sa. Assim sendo a natureza da terra é sólida e sua qualidade é a firmeza. Mas a terra também é seca. Logo a qualida­de da terra é seca e firme.

E se acrescentarmos água à terra, aí teremos uma substância mista, pois a água é úmida e maleável. Como são dois elementos, surge uma substância mista que nem é terra nem é água, mas terra úmida ou água terrosa.

Com os tronos acontece o mesmo, pois são um só elemento ou tronos pu­ros, e outros são tronos mistos, ou de vários elementos. Isso faz com que suas hierarquias se multipliquem, alcan­çando todos os níveis da criação, não deixando nada fora de sua regência natural.



Texto Extraído do Livro “Gênese Divina de Umbanda Sagrada - Rubens Saraceni – Editora Madras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About

Espiritualismo em geral nos oferece a demonstração teórica dogmática, e o Espiritismo a demonstração experimental.